Campus





HISTÓRICO


Institucionalizado em 1991, pelo decreto de lei nº. 647 de 23 de setembro daquele ano, o Câmpus Universitário de Nova Xavantina é implantado no município com a finalidade de oferta ao ensino superior, garantindo o acesso a pesquisa, a execução de serviços e a extensão universitária, promovendo a divulgação científica, cultural e técnica nos diferentes ramos do saber. Atualmente o Câmpus conta com quatro cursos de graduação, além dos cursos de pós-graduação em Ecologia e Conservação.

O Câmpus Universitário possui rara beleza, local onde o passado e presente se integra junto a natureza. Funciona nas instalações de uma antiga base da Força Aérea Brasileira, a qual na década de 40 serviu como suporte para a Expedição Roncador-Xingú (1943-1948), a marcha para o oeste guiada pelos irmãos Villas-Bôas com o objetivo de desbravar a interiorização do Brasil Central.

Atualmente o Câmpus é a porta de entrada de uma reserva natural com cerca de 480 hectares denominada como Parque Municipal Mário Viana, esta Unidade de Conservação é popularmente conhecida como “Parque do Bacaba”, foi criada em 27 de dezembro de 1995 e nela são desenvolvidas várias atividades de ensino, pesquisa e extensão.